agosto 10, 2014

Astronomia - Super Lua / 10 de agosto de 2014

Boa Noite!
Para quem está sempre conectado é claro que ouviram falar do fenômeno, mas conhecido como Super Lua que iria acontecer nesse 2° domingo do mês de agosto (10/08/2014), exatamente ás 19:43, mas para quem quisesse ver a Lua cheia seria só ás 18:10. 
O fenômeno dura certa de 27 minutos, onde a Lua aparece 35% mais brilhante e maior. O indicado para ver a Lua é no horizonte, onde a Lua irá aparecer bem maior, mais clara e brilhante. 

Uma Super Lua acontece quando o perigeu (maior aproximação com a Terra) da Lua coincide com a Lua Cheia. E é exatamente oque aconteceu hoje (10/08/2014). Além de ser uma Super Lua, será a maior Lua Cheia do ano de 2014 e a maior dos últimos 20 anos. Poderíamos até chamá-la de Mega Lua!



É claro que eu não poderia perder esse fenômeno tão belo da natureza e fui correndo preparar as coisas e esperar ela aparecer. Fiquei um tempão esperando, mas quando foi um horário entre 18:40 á 18:50 ela apareceu super linda. Peguei a câmera e fui tirar fotos, e tirei muuuitas fotos.
Quando fiquei sabendo sobre esse fenômeno, é claro que fui pesquisar mais sobre o assunto e, fiquei sabendo que no Sul e Centro-Oeste ficaria bem mais difícil ver a Lua, por causa das nuvens e possibilidades de chuvas, mas onde eu estava não foi tão difícil. Depois de mais ou menos 1 hora a Lua começou a se aproximar mais ainda e ia ficando no topo do céu, onde facilitaria super para mim. Também soube que, a cada ano a Lua estaria aumentando mais e mais. E fiquei me perguntando, Qual seria a proximidade da Lua com a Terra nesse dia? Bom... Isso eu vou explicar, é claro!


Qual será a proximidade da Lua com a Terra no dia 10 de agosto de 2014?
Contando que a medição seja feita a partir do centro de ambos os corpos, a Lua Cheia mais próxima da Terra desse ano estará a apenas 356.896 km. Para se ter uma idéia, o momento mais distante entre a Lua e a Terra desse ano, ocorreu no dia 28 de julho, quando esteve a 406.567 km de distância. Isso representa uma diferença de 49.671 km. Com isso, a Lua Cheia de domingo estará 14% mais próxima e 30% mais brilhante do que as outras Luas Cheias do ano.




Como tirei tantas fotos, resolvi posta-las todas aqui no Blog, para principalmente quem não teve o prazer de ter visto a maravilhosa Lua, ver pelo menos por fotos. Quero também que fique bem claro que, todas fotos que tirei serão postadas aqui, sem excluir nenhuma, e quero que fique claro que nenhuma das fotos houve edição, não houve colocação de efeito, nem brilho, contraste, nitidez, etc... Apenas, quando tirei algumas foto dei um pouco de zoom, para facilitar a visualização.
As fotos talvez estejam um pouquinho ruins, e parecendo que está bem longe, porque tirei com meu celular, mas não está tão ruim assim, mesmo assim, espero que agradem a vocês!
Então chega de bate-papo e vamos ver as maravilhas! :)





























































(Essa é a minha foto preferida <3)

Se no caso de você tiver interessado(a) na tabela de quando serão as próximas Super Luas, vocês podem imprimi-la aqui. Lá terá o horário, mês, dia, ano, etc... Todas as informações incluindo que, terão informações das Super Luas até o ano de 2050.

Espero que vocês tenham gostado das fotos, porque eu amei, essa foi a postagem do Blog que eu fiquei muito empolgada pra fazer e amei tudo! Espero que vocês tenham gostado mesmo. Até a próxima, Beijos! :)


Nenhum comentário:

Postar um comentário